Não espere o prejuízo chegar para só então fazer um contrato correto.
Ainda não sabe bem como um contrato pode te ajudar?
Então, listamos 3 riscos que você corre ao ter um modelo genérico, daqueles que retirados do Google ou que um amigo emprestou.
Confira:
Falta de segurança
Cláusulas genéricas ou que não se aplicam ao seu trabalho podem deixar você na mão em várias situações.
Você precisa estar coberto, por exemplo, caso o cliente queira terminar o contrato antes do combinado. Ou pior: caso ele desapareça sem pagar o que lhe deve. Além disso, será necessário prever as especificidades do seu caso, de acordo com o que realmente acontece entre as partes.
Mais tempo gasto para chegar a acordos
O contrato registra tudo pelo qual você e seus clientes ficarão responsáveis.
Se o seu contrato está bem completo, ele descreve seus serviços de forma correta e isso diminui os riscos de você ser cobrado por algo que não prometeu, por exemplo.
Caso venha a acontecer uma cobrança que não se aplica, você indica a cláusula do contrato na qual estão previstas suas obrigações e, em geral, a situação se resolve rapidamente.
Isso, no mínimo, evita que você perca tempo, certo?
Agora imagine não ter tal cláusula e precisar tentar uma mediação de conflitos? Ou então ter que acertar os pontos no judiciário? Pois é.
Maior risco de disputas judiciais
As cláusulas de um contrato servem como garantia e também para registrar como cada parte deve se portar caso não haja mais entendimento entre ambas
A ausência ou má elaboração desse documento faz com que a relação entre você e seu cliente seja frágil e instável.
Disputas judiciais são caras e exaustivas. Na maioria das vezes você vai aguardar anos por uma decisão e talvez não receba uma decisão de acordo com suas expectativas.
Prefira, sempre, resolver a situação de forma amigável. Um contrato te ajuda nisso.
—–
Cada negócio tem suas particularidades e necessidades únicas. Por esse motivo os contratos também devem ser exclusivos.
Infelizmente, depois que o “leite já foi derramado”, há pouca coisa a se fazer. Então, previna-se e cuide da saúde do seu empreendimento.
E, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou consulte nossos outros posts sobre o assunto! 😉