O que fazer quando um cliente quer rescindir contrato antes do estipulado? Aqui, claro, vamos falar em questões mais técnicas, como verificar o que está registrado no contrato, mas também qual seria a alternativa
Vejamos: o cliente quer rescindir por conta de uma quebra de contrato? Ou não existe um motivo claro? Essa rescisão imotivada está prevista no contrato?
Viu? São várias perguntas.
É complicado dizer o que fazer exatamente porque depende de cada situação e também de cada contrato estabelecido.
De uma maneira geral, a nossa recomendação é analisar o que ficou acordado e conversar com o cliente.
Se no contrato existe uma cláusula de rescisão bem feita, basta que você comunique tais pontos registrados. Por exemplo, em caso de rescisão imotivada o cliente se compromete a pagar x valor ou avisar da rescisão com certa antecedência.
Todo mundo, seja prestador ou cliente tem o direito de terminar uma relação de prestação de serviços ou negocial. O importante é que isso esteja previsto de forma que nenhum dos dois saia no prejuízo.
O melhor é sempre trabalhar para evitar disputas judiciais que são cansativas, custosas e demoradas.
Um bom contrato, inclusive, contribui para essas saídas mais fáceis. 😉