Empreendedor, não trabalhe sem contrato.
Falamos isso não apenas como advogados, mas também como gestores que já viram todo o tipo de situação complicada.
Infelizmente não podemos contar apenas com o bom senso e honestidade das pessoas. É duro dizer isso, mas é verdade. 😕
Então, o contrato é uma importante ferramenta para evitar dores de cabeça e proteger tanto o contratado quanto o contratante.
Nesse documento você vai formalizar toda a relação de trabalho, os valores, prazos, a forma de realização desse serviço, forma de pagamento e até mesmo cláusulas indicando o que acontece caso uma das partes descumpra o contrato.
Além de ser sua garantia, o contrato bem redigido também ajuda o cliente a entender como funciona o seu trabalho e torna a relação mais amigável e esclarecida.
Em resumo: um bom contrato ajuda a evitar problemas.
Uma pessoa mal intencionada pensará duas vezes antes de tentar alguma coisa porque sabe que o seu contrato é bem feito e tem respaldo legal.
“Eu tenho contrato, mas o cliente não segue. E agora?”
Caso um cliente não cumpra o contrato, nossa primeira recomendação é sempre o diálogo.
Quando isso não funciona ou quando uma das partes se recusa a conversar, o próximo passo é uma notificação extrajudicial. Tal notificação formaliza o descumprimento e até mesmo pode servir como uma espécie de “prova prévia” em eventual processo judicial.
Se nenhum desses cenários for favorável, a solução é partir para a via judicial.
Sempre deixamos esta opção por último porque ela consome tempo, dinheiro e pode ser bastante desgastante.
O contrato bem elaborado é o pontapé inicial para a boa relação!
Na dúvida, procure um profissional qualificado para analisar o seu caso.