Como você selecionou (ou irá selecionar) o seu parceiro/parceira de negócios? Já pensou em como essa escolha pode representar o sucesso ou fracasso da sua empresa?
Pois é, a decisão é grande e importante. Ainda assim, já ouvimos casos de pessoas que procuram sócios em grupos de Facebook ou WhatsApp. Cuidado!
Uma sociedade exige muita compatibilidade, é preciso conhecer a pessoa e ter valores e sonhos alinhados.Não se escolhe sócio em grupo do Facebook ou em mesa bar.=
Sociedade é quase um casamento, tenha isso em mente na hora de procurar um parceiro. “O processo de sociedade é longo e cauteloso. Um flerte se transforma em namoro, noivado e, só então, em casamento. E mesmo assim pode dar em divórcio se os sócios não cuidarem da relação ao longo do tempo*”.
Abrir uma empresa vai muito além de ter um CNPJ. É preciso estar por dentro de questões fiscais e contábeis, obter orientações jurídicas e ter conhecimento em gestão.
O número de empreendedores no Brasil cresceu nos últimos tempos: atualmente cerca de 52 milhões de brasileiros têm negócio próprio**. A pandemia fez com que muitas pessoas encontrassem nesse tipo de atividade a única fonte de sustento. Mas será que todos esses empreendimentos terão sucesso?
A escolha dos parceiros de negócio pode impactar diretamente nisso.
Então, comece devagar, converse, conheça, busque por parcerias que complementam seu conhecimento, firme um acordo de sócios e esteja sempre se aprimorando.
Ser dono do próprio negócio é desafiador, é navegar em mares muitas vezes desconhecidos, mas é possível vencer.
Fonte: *Trecho retirado do capítulo 3 do livro “Empreender: a arte de se f*der todos os dias e não desistir”;
**Global Entrepreneurship Monitor, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Sebrae, via Terra: ‘Índice de novos empreendedores cresce no Brasil em 2022’, 13/07/2022