A palestra conduzida pelo nosso advogado Leandro, especialista na área de Direitos da Família e Adoção, teve como objetivo debater o avanço necessário à adoção de crianças e adolescentes no Brasil.

Advogado Leandro Canavarros se reúne com assistentes sociais do poder judiciário catarinense

A palestra conduzida pelo nosso advogado Leandro, especialista na área de Direitos da Família e Adoção, teve como objetivo debater o avanço necessário à adoção de crianças e adolescentes no Brasil.

 

Milhares de crianças e adolescentes brasileiros se encontram em instituições de acolhimento à espera de um lar. Um lar que lhes dê carinho, segurança, amor. 

Em paralelo, existem cerca de oito famílias para cada criança e adolescente prontos para serem adotados. Por quê? 

Você provavelmente já leu por aí “a conta não fecha” ou “adotantes têm um perfil que não é aquele da maioria das crianças em acolhimento”.  

No entanto, a questão não se limita a isso. A responsabilidade não está nas famílias. 

Para o nosso advogado Leandro Canavarros, especialista na área de Direitos da Família e Adoção, “a desproporção está mais relacionada com as faltas que existem no sistema de adoção do que com as famílias. Essa enorme distância entre crianças e pretendentes é consequência de um sistema com falhas, um sistema que precisa avançar.”

E esse foi justamente o tema da palestra realizada no último dia 18/05, conduzida pelo nosso advogado Leandro Canavarros e promovida pela Associação de Assistentes Sociais do Poder Judiciário de Santa Catarina (ACASPJ).

Durante cerca de duas horas e meia foram levantadas dúvidas e debates sobre avanço necessário à adoção de crianças e adolescentes, também tema foco da pesquisa de mestrado de Leandro, que em conjunto com os mais de 12 anos de atuação na área, resultou em livro publicado nesta semana nacional da adoção. 

“Na minha pesquisa eu busquei o diálogo entre a teoria e a prática, Porém, poder levar a discussão diretamente para dentro das equipes que estão atuando no dia a dia, não tem preço”, destaca Leandro. 

O encontro reuniu cerca de 20 profissionais que lidam diretamente com processos judiciais relacionados à adoção, destituição do poder familiar e questões familiares envolvendo crianças e adolescentes e foi uma oportunidade única de conectar a teoria acadêmica e prática. 

“Todo o encontro foi extremamente rico. Algo que me marcou muito foi a participação de uma psicóloga que trouxe muitas contribuições da realidade de trabalho na qual ela está inserida. Essa interação gerou um verdadeiro bate-bola de ideias, reforçou a necessidade desses avanços, enriquecendo ainda mais a compreensão e a reflexão”, relembra também.

Agradecemos a todos os participantes e organizadores por proporcionarem um momento tão rico. Juntos podemos fazer a diferença e promover uma mudança positiva na adoção de crianças e adolescentes em nosso país. 

Se você tem interesse pelo tema, continue acompanhando nossas redes sociais que em breve divulgaremos novidades a respeito do livro produzido pelo nosso advogado Leandro Canavarros. 

Para saber mais sobre a adoção de crianças e adolescentes, siga também Leandro Canavarros no Instagram e no YouTube 

 

Leia sobre o encontro também no portal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC): Clique aqui

Posts mais vistos

Uncategorized
CRK advogados Advogados

Boas-festas e aviso de recesso

Caros amigos, clientes e parceiros, Mais um ano se encaminha para os finalmentes e gostaríamos de agradecer a todos pela confiança e apoio contínuo. Nossa

Leia mais >>
Precisa de ajuda?