Brigas por causa de herança? Saiba como evitar!
Muitas famílias ainda tratam questões envolvendo herança (ou sucessão, no caso de empresas familiares), como um tabu.
No entanto, postergá-lo pode gerar conflitos e resultar em disputas judiciais que se arrastaram por anos.
Para evitar desentendimentos, existem algumas estratégias (jurídicas e de mediação) que podem ser implementadas dependendo da realidade de cada família.
Porém, de uma maneira geral, 4 pontos que são essenciais em qualquer caso, Veja só:
👉Planejamento antecipado:
Iniciar o planejamento sucessório com antecedência evita decisões precipitadas e permite uma preparação mais cuidadosa, avaliando quais as melhores ferramentas jurídicas. Quanto mais cedo se começar, mais tempo haverá para ajustar o plano conforme as circunstâncias mudarem e para resolver qualquer desacordo que surja.
👉Transparência e comunicação aberta:
Transparência é sempre o melhor caminho para evitar mal-entendidos. É importante que os familiares sejam informados sobre as decisões tomadas no planejamento sucessório e os motivos por trás dessas escolhas.
👉Participação de envolvidos:
Incluir os herdeiros no processo de planejamento pode aumentar a sensação de justiça e diminuir ressentimentos. Ao ouvir e considerar as perspectivas de cada um, é possível construir um plano que atenda, na medida do possível, às expectativas e necessidades de todos.
👉Conte auxílio profissional:
Existem diversas ferramentas para o planejamento sucessório, mas nem todas funcionam para todas as famílias. Por isso é importante contar com o auxílio de advogados, contadores e consultores financeiros especializados em sucessão pode trazer segurança jurídica e fiscal para o processo. Caso você identifique algum assunto sensível ou divergências já existentes, um mediador também pode trazer tranquilidade ao planejamento.
Se você tem alguma dúvida com relação ao seu caso específico, consulte-nos, somos advogados especializados em Direito de Família e Sucessões.
Entre em contato: pelo whatsapp: (48) 3365-6325 ou contato@crk.adv.br