dezembro_crk

Como o planejamento sucessório pode ajudar a garantir o futuro da sua empresa familiar

Planejar a sucessão é garantir a continuidade da sua empresa.

Discussões, falta de alinhamento, ideias divergentes e despreparo podem ser os responsáveis pelo fim de uma empresa familiar. 

Se você já assistiu o seriado Modern Family talvez até tenha visto um pouco dessas questões. No enredo, o pai decide se aposentar e passar o bastão para a filha, que assume a presidência da empresa. 

No entanto, ao longo de vários episódios, surgem situações de atrito: o pai que não sabe o que fazer agora que está aposentado, os funcionários que não levam a nova CEO a sério, a mudança de posicionamento da nova gestão, etc. É claro que, no fim, tudo se resolve, mas na vida real os prejuízos podem ser grandes. 

Uma transição mal planejada pode não apenas gerar desentendimentos e divisões na empresa e na família como pode afetar negativamente a imagem do negócio.

Infelizmente, no cenário brasileiro, apenas pouco mais de 30% das empresas familiares chegam à segunda geração. 

Mas, como evitar situações assim? Como saber se uma pessoa está pronta para assumir o negócio da família? Como alinhar as expectativas e valores de uma gestão para outra? 

É justamente aí que entra o planejamento sucessório. 

Nesse processo, os sucessores são identificados, as responsabilidades definidas, a estrutura organizacional elaborada e acontece a preparação para a transição, muitas vezes por meio de desligamento gradual do presidente. 

Assim um planejamento bem-sucedido pode:

 

  • garantir a continuidade do legado da empresa; 
  • preservar os valores e cultura da família; 
  • fortalecer a união familiar;
  • diminuir o risco de problemas financeiros;

 

“Quando não planejado, o processo de sucessão ocorre de maneira desordenada e passa a depender quase que exclusivamente de circunstâncias do acaso, o que justifica a redução do número de empresas familiares viáveis ao passar das gerações”, explica nosso advogado Rafael Király.

A sucessão empresarial planejada é crucial para a continuidade e longevidade de um negócio. Por isso, não desperdice décadas de esforço: programe-se, planeje e ajude a garantir o futuro da sua empresa familiar.

Posts mais vistos

Direito patrimonial

Responsabilidade civil; obrigações e contratos; direito do consumidor; usucapião; questões de posse; regularização fundiária; aquisição de bens; perda de propriedade; desapropriação; aluguel e questões locatícias; direito de vizinhança; assessoria de condomínios; licenciamentos; loteamentos; incorporação imobiliária; contratos; assessoria para a construção civil; dentre outros.

Direito empresarial

Consultoria preventiva; constituição de empresas e estruturas societárias; planejamento patrimonial estratégico; holding familiar; assessoria de empresas familiares; estruturas de governança corporativa e familiar; planejamento da sucessão na empresa; conflitos e questões societárias; contratos empresariais; direito tributário e recuperação de tributos; dentre outros.

Direito da família

Conciliação, mediação e gestão de conflitos; adoção; regime de bens e pactos antenupciais; divórcios; alimentos, guarda e regulamentação de visitas; planejamento sucessório; testamentos; inventário; dentre outros.

Precisa de ajuda?