blog

Empreender no Brasil: o que é preciso saber antes de escolher o seu sócio

Como você selecionou (ou irá selecionar) o seu parceiro/parceira de negócios? Já pensou em como essa escolha pode representar o sucesso ou fracasso da sua empresa? 

Pois é, a decisão é grande e importante. Ainda assim, já ouvimos casos de pessoas que procuram sócios em grupos de Facebook ou WhatsApp. Cuidado! 

Uma sociedade exige muita compatibilidade, é preciso conhecer a pessoa e ter valores e sonhos alinhados.Não se escolhe sócio em grupo do Facebook ou em mesa bar.=

Sociedade é quase um casamento, tenha isso em mente na hora de procurar um parceiro. “O processo de sociedade é longo e cauteloso. Um flerte se transforma em namoro, noivado e, só então, em casamento. E mesmo assim pode dar em divórcio se os sócios não cuidarem da relação ao longo do tempo*”. 

Abrir uma empresa vai muito além de ter um CNPJ. É preciso estar por dentro de questões fiscais e contábeis, obter orientações jurídicas e ter conhecimento em gestão. 

O número de empreendedores no Brasil cresceu nos últimos tempos: atualmente cerca de 52 milhões de brasileiros têm negócio próprio**. A pandemia fez com que muitas pessoas encontrassem nesse tipo de atividade a única fonte de sustento. Mas será que todos esses empreendimentos terão sucesso? 

A escolha dos parceiros de negócio pode impactar diretamente nisso.

Então, comece devagar, converse, conheça, busque por parcerias que complementam seu conhecimento, firme um acordo de sócios e esteja sempre se aprimorando. 

Ser dono do próprio negócio é desafiador, é navegar em mares muitas vezes desconhecidos, mas é possível vencer.  

Fonte:  *Trecho retirado do capítulo 3 do livro “Empreender: a arte de se f*der todos os dias e não desistir”;

**Global Entrepreneurship Monitor, o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Sebrae, via Terra: ‘Índice de novos empreendedores cresce no Brasil em 2022’, 13/07/2022

Posts mais vistos

Uncategorized
CRK advogados Advogados

Boas-festas e aviso de recesso

Caros amigos, clientes e parceiros, Mais um ano se encaminha para os finalmentes e gostaríamos de agradecer a todos pela confiança e apoio contínuo. Nossa

Leia mais >>
Precisa de ajuda?