“Imóvel com até 50% de desconto sobre o valor de mercado!”, parece uma ótima opção, certo?
Esse tipo de oportunidade pode surgir em um leilão de imóvel. Porém, será que é um bom negócio para o comprador?
Financeiramente, sim, os imóveis adquiridos podem ser interessantes já que costumam apresentar valores bem abaixo do mercado. No entanto, antes de tomar uma decisão é preciso ficar atento.
Comprar um imóvel em leilão exige paciência já que são muitos detalhes a serem examinados. Além disso, uma análise atenta irá indicar se é realmente uma boa aquisição e se você não terá surpresas desagradáveis no futuro.
Veja nossas sugestões:
📍Leia o edital com atenção
É no edital que estarão informações extremamente importantes que ditarão os termos da compra, tais como o valor mínimo de venda, quem fica responsável pelo pagamento de impostos, o estado de conservação, quem é o vendedor, etc.
📍Verifique se existe dívida
O edital deve informar se existe dívida e qual o valor exato dela. Caso a informação não conste no documento ou não esteja clara, o arrematante não tem responsabilidade de pagar.
📍Verifique o estado de conservação do imóvel
Se possível, tente visitar o imóvel antes de comprar. Isso permitirá que você estime o custo médio de uma eventual reforma e avalie se continua sendo um investimento interessante para os seus objetivos.
📍Faça uma Due Diligence antes de arrematar
A Due Diligence é justamente o processo no qual serão analisados pontos importantes para verificar se tal imóvel é realmente um bom negócio. O edital, por exemplo, será analisado por um profissional qualificado. O advogado também pode verificar o processo ou procedimento que levou o imóvel a leilão, se existem débitos, penhoras, etc.
Essa auditoria oferece uma compra mais segura, minimizando riscos. É recomendado que ela seja realizada por profissionais qualificados e experientes.
Agora que você sabe algumas recomendações, já pensou em comprar um imóvel em leilão?