blog

Leilão de imóveis: vale a pena participar?

“Imóvel com até 50% de desconto sobre o valor de mercado!”, parece uma ótima opção, certo? 

 

Esse tipo de oportunidade pode surgir em um leilão de imóvel. Porém, será que é um bom negócio para o comprador? 

Financeiramente, sim, os imóveis adquiridos podem ser interessantes já que costumam apresentar valores bem abaixo do mercado. No entanto, antes de tomar uma decisão é preciso ficar atento.

Comprar um imóvel em leilão exige paciência já que são muitos detalhes a serem examinados. Além disso, uma análise atenta irá indicar se é realmente uma boa aquisição e se você não terá surpresas desagradáveis no futuro. 

Veja nossas sugestões: 

 

📍Leia o edital com atenção

É no edital que estarão informações extremamente importantes que ditarão os termos da compra, tais como o valor mínimo de venda, quem fica responsável pelo pagamento de impostos, o estado de conservação, quem é o vendedor, etc. 

 

📍Verifique se existe dívida

O edital deve informar se existe dívida e qual o valor exato dela. Caso a informação não conste no documento ou não esteja clara, o arrematante não tem responsabilidade de pagar. 

 

📍Verifique o estado de conservação do imóvel

Se possível, tente visitar o imóvel antes de comprar. Isso permitirá que você estime o custo médio de uma eventual reforma e avalie se continua sendo um investimento interessante para os seus objetivos. 

 

📍Faça uma Due Diligence antes de arrematar

A Due Diligence é justamente o processo no qual serão analisados pontos importantes para verificar se tal imóvel é realmente um bom negócio. O edital, por exemplo, será analisado por um profissional qualificado. O advogado também pode verificar o processo ou procedimento que levou o imóvel a leilão, se existem débitos, penhoras, etc. 

Essa auditoria oferece uma compra mais segura, minimizando riscos. É recomendado que ela seja realizada por profissionais qualificados e experientes. 

 

Agora que você sabe algumas recomendações, já pensou em comprar um imóvel em leilão?

Compartilhe este artigo.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts mais vistos