Não existe idade para amar, essa é a verdade.
⠀
Mesmo assim, hoje a maioria dos pretendentes à adoção buscam crianças de até 6 anos.
⠀
No entanto, a realidade nas instituições de acolhimento é outra: grande parte das crianças e adolescentes têm entre 8 e 17 anos.
⠀
Costumamos dizer que eles estão fora dos perfis mais procurados e são adoções necessárias, também conhecidas popularmente como adoções tardias.
⠀
Infelizmente, muitas famílias criam um perfil irreal da adoção enquanto milhares de crianças, por não se encaixarem nas características “ideais”, aguardam um lar.
⠀
Por isso, as adoções necessárias são muito importantes para desfazer alguns preconceitos, como, por exemplo, a ideia de que a adaptação de adolescentes é sempre mais complicada ou problemática.
⠀
Na prática, a parentalidade é sempre difícil e com muitos obstáculos, seja ela biológica ou não, independente da idade. A adoção é uma adaptação para os dois lados.
⠀
O amor não possui uma faixa etária. Todos precisamos de apoio e acolhimento familiar, nunca é realmente tarde, certo?
⠀
Como uma das formas de encontrar famílias para essas crianças e adolescentes existe a busca ativa.
⠀
Essas iniciativas podem ter diferentes formatos e abordagens, mas sempre respeitam o desejo das crianças e adolescentes.
⠀
Um exemplo é a campanha “Adote um pequeno torcedor”, do Sport Club de Recife. Foi por meio dessa iniciativa que Viviane Amaral conheceu seu filho Williams, na época com 18 anos.
⠀
Caso você queira conhecer um pouco mais sobre a história deles, te convidamos para assistir à live “Meu filho nasceu aos 18 anos”, salva no IGTV do nosso advogado Leandro Canavarros
⠀
Adoção é um ato de amor, independente da idade.
Sabia que você precisa da aprovação do seu cônjuge para ser fiador?
Imagine o seguinte: você decide ajudar um amigo ou um irmão e se oferece para ser fiador no contrato de aluguel da casa. Ou então