www.crk.adv.br/cachorrodivórcio

O que acontece com o cachorro quando os tutores se divorciam?

Se você tem um pet, sabe o quão preciosos esses animaizinhos podem ser para os seus tutores.
Imagine, então, a seguinte situação:

Você e seu marido (ou esposa) resolvem se divorciar. Tudo indica que o processo será bastante simples, afinal, vocês não têm filhos e estão de acordo em tudo.
Porém, existe o Paçoca, um pinscherzinho adotado por vocês no início do relacionamento. Com quem ele vai ficar?⠀
Caso vocês não consigam entrar em um acordo amigável, é bem possível que acabem na justiça para tentar achar a solução. E, então, o que acontece?

Bom, esse tipo de caso é cada vez mais comum. Porém, não existe no Brasil lei que trate da guarda de animais em casos de separação.

O resultado dependerá do juiz, que analisará cada situação.

Muitas vezes o juiz define guarda compartilhada, ou seja, o Paçoca será criado por ambos tutores, por você e seu parceiro(a), apesar do divórcio.
Caso o Paçoca tenha sido adotado antes do casal iniciar o relacionamento, é provável que ele fique com quem o adotou inicialmente.
Existem outros resultados possíveis, porém isso irá variar de acordo com cada caso.

Como sempre indicamos, o melhor caminho é sempre o diálogo. Caso isso não seja possível, procure um advogado da sua confiança.

Posts mais vistos

Direito patrimonial

Responsabilidade civil; obrigações e contratos; direito do consumidor; usucapião; questões de posse; regularização fundiária; aquisição de bens; perda de propriedade; desapropriação; aluguel e questões locatícias; direito de vizinhança; assessoria de condomínios; licenciamentos; loteamentos; incorporação imobiliária; contratos; assessoria para a construção civil; dentre outros.

Direito empresarial

Consultoria preventiva; constituição de empresas e estruturas societárias; planejamento patrimonial estratégico; holding familiar; assessoria de empresas familiares; estruturas de governança corporativa e familiar; planejamento da sucessão na empresa; conflitos e questões societárias; contratos empresariais; direito tributário e recuperação de tributos; dentre outros.

Direito da família

Conciliação, mediação e gestão de conflitos; adoção; regime de bens e pactos antenupciais; divórcios; alimentos, guarda e regulamentação de visitas; planejamento sucessório; testamentos; inventário; dentre outros.

Precisa de ajuda?