blog

Qual a melhor forma de proteger a empresa de possíveis litígios e processos judiciais?

Nem só de bons produtos é feito o sucesso de uma empresa. 

A proteção jurídica é um dos pontos que tem forte influência na sobrevivência de qualquer negócio. Mas, afinal, como é possível protegê-lo? Existe uma resposta exata? 

Estaríamos mentindo se disséssemos que as soluções são idênticas para todas as empresas. No entanto, abaixo listamos três pontos principais: 

 

📍 Não basta apenas contratos sólidos

 

Esses documentos são mais do que mera formalidade. 

Neles estão previstos todos os termos de uma relação comercial e oferece segurança para ambos os lados. Podem ser firmados entre fornecedores, clientes, colaboradores e parceiros de negócios e devem ser sólidos, com cláusulas claras e específicas para cada tipo de acordo. Mas, não basta apenas o contrato, é preciso ter certeza que a outra parte possui lastro para sustentar eventuais intercorrências básicas no desenvolvimento da contratação.

 

📍Compliance e normas de conduta

 

Estar em conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis ao seu setor é imprescindível. Além disso, implementar programas de compliance, treinamentos de colaboradores e políticas internas ajuda a diminuir riscos. 

 

📍Consultoria preventiva

 

Prevenir é melhor do que remediar. 

A consultoria preventiva é um serviço no qual um profissional ou escritório analisa e planeja diversos aspectos importantes para o bom funcionamento da empresa, como por exemplo: 

 

1) elaboração de contrato social que preveja inclusive regras “esquecidas” pelos empresários, como o ingresso de herdeiros na sociedade, relação entre sócios, etc.; 

 

2) realização de planejamento estratégico com tributação; 

 

3) desenvolvimento de ações de compliance para remediar as irregularidades, fraudes e até corrupção na empresa; 

 

4) executar raio-x antes das contratações e assim amenizar futuras demandas.

 

Independente das especificidades de cada negócio, o olhar preventivo é capaz de economizar muito tempo e dinheiro, além de evitar muitas dores de cabeça. Você tem colocado esse olhar em prática? 

Converse conosco, somos especializados em Direito Empresarial. 

Para consultas com nossos profissionais, entre em contato: (48) 3365-6325 ou contato@crk.adv.br

Posts mais vistos

Uncategorized
CRK advogados Advogados

Boas-festas e aviso de recesso

Caros amigos, clientes e parceiros, Mais um ano se encaminha para os finalmentes e gostaríamos de agradecer a todos pela confiança e apoio contínuo. Nossa

Leia mais >>
Precisa de ajuda?