Darwin já dizia: não é o mais forte que sobrevive, mas sim o que melhor se adapta às mudanças.
Quando falamos de gestão de empresas, na grande maioria das vezes, é preciso ser resiliente.
Os tempos mudam, imprevistos acontecem.
O que acontece se somos resistentes a certas mudanças?
Se fechamos os olhos para as atualizações?
Como uma árvore inflexível, que não se dobra quando bate um vento forte, podemos acabar rachando.
A pandemia foi um exemplo cruel, mas muito real de como é preciso estar pronto para se adaptar.
Aqui na CRK mudamos a nossa rotina interna, passamos um tempo integralmente em home office e depois alternando os dias no escritório.
Também ajustamos nossos atendimentos, dando prioridade para reuniões on-line e um contato mais intenso via WhatsApp.
Outras empresas também precisaram se adaptar, principalmente na parte digital.
Para visualizarem bem, dados* indicam que antes da pandemia, 20% dos negócios eram total ou predominantemente digitais. Hoje esse número cresceu para 38%.
Já a quantidade daqueles que se relacionavam com o público total ou prioritariamente em ambientes físicos caiu de 52% para 28%.
Assim como nós, outros estabelecimentos levaram seus atendimentos para os canais digitais. Veja os mais utilizados:
WhatsApp – 23%
Instagram – 17%
E-mail – 16%
Chat no site – 15%
Facebook – 14%
Já são cerca de 8 anos de estrada como gestores da CRK Advocacia e também em outros projetos. Se tem algo que nós aprendemos é: atualizar é preciso.
E você? Está aberto às mudanças?
*Fonte: CX Trends 2021 – Opinion Box e Octadesk. Dados originalmente publicados pelo especialista em planejamento estratégico digital Rafael Kiso, em seu perfil do Instagram, no dia 12/05/21.