blog

Você não é obrigado, mas deveria contratar um advogado para o processo de adoção

Em geral, para dar início a um processo de adoção não é obrigatório que você contrate advogado. 

Por conta disso, muitos adotantes acreditam que o processo será leve e fácil. A realidade é bastante diferente. 

Na prática, vemos muitos problemas que poderiam ter sido evitados, processos que se prolongaram sem necessidade, prazos que foram perdidos. 

Sempre temos que lembrar que em um processo de adoção estamos lidando com vidas, não apenas com trâmites burocráticos. 

Cada demora, cada erro, impacta diretamente na vida da criança ou adolescente que está esperando a nova família e também na vida dos pretendentes. Quanto mais problemas, maiores são os danos. 

Nos últimos dois anos, as solicitações de adoção aumentaram e nós começamos a perceber novos erros e problemas que poderiam ter sido evitados com a presença de um profissional especialista. 

Então, por mais que não seja obrigatório, contratar um advogado é, sim, muito importante. 

Se interessou e quer ver um debate mais aprofundado sobre o assunto?

No dia 10/11/21 o nosso advogado Leandro Canavarros fez uma live em parceria com a advogada Silvana do Monte Moreira falando justamente sobre o tema e trazendo muitos exemplos reais.

Para assistir ao vídeo, acesse o perfil do @leandrocanavarros

Posts mais vistos

Direito patrimonial

Responsabilidade civil; obrigações e contratos; direito do consumidor; usucapião; questões de posse; regularização fundiária; aquisição de bens; perda de propriedade; desapropriação; aluguel e questões locatícias; direito de vizinhança; assessoria de condomínios; licenciamentos; loteamentos; incorporação imobiliária; contratos; assessoria para a construção civil; dentre outros.

Direito empresarial

Consultoria preventiva; constituição de empresas e estruturas societárias; planejamento patrimonial estratégico; holding familiar; assessoria de empresas familiares; estruturas de governança corporativa e familiar; planejamento da sucessão na empresa; conflitos e questões societárias; contratos empresariais; direito tributário e recuperação de tributos; dentre outros.

Direito da família

Conciliação, mediação e gestão de conflitos; adoção; regime de bens e pactos antenupciais; divórcios; alimentos, guarda e regulamentação de visitas; planejamento sucessório; testamentos; inventário; dentre outros.

Precisa de ajuda?