blog

Você pode atualizar o valor de mercado do seu imóvel com alíquota reduzida!

❗Leia até o final!❗Oportunidade para quem tem imóvel, planeja vendê-lo em determinado momento e deseja receber benefícios fiscais..

Em setembro foi publicada a Lei nº 14.973, que, entre outras coisas,  estabelece novas regras fiscais que impactam diretamente o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas.

Entre as mudanças mais importantes está a atualização do custo de bens imóveis para fins de apuração do ganho de capital.Então você tem até o dia 16 de dezembro de 2024 para optar por essa atualização e pagar uma alíquota reduzida de imposto em relação ao que hoje é aplicado.A atualização oferece uma oportunidade de adequar o valor de mercado dos imóveis, garantindo maior clareza na declaração e prevenindo futuros ajustes em caso de venda desses bens.Imóveis no Brasil e no exterior também poderão ser atualizados, bem como imóveis de entidades controladas no exterior e bens de trust também podem ser atualizados, desde que a responsabilidade pela declaração seja da pessoa física.

E a pergunta que não quer calar: vale a pena?

É preciso avaliar com cuidado.

De uma maneira geral, é ideal para quem quer vender o imóvel a médio e longo prazo, aproveitando o escalonamento gradual do imposto sobre o ganho de capital.

No entanto, embora atrativa, a atualização conta com uma espera de no mínimo 15 anos para aproveitar totalmente as vantagens fiscais (artigo 8º da lei) e é definitiva e irreversível. Ou seja, se o imóvel for vendido em menos de 15 anos, o benefício será reduzido proporcionalmente ao tempo decorrido.

Recomendamos também a leitura do artigo ‘Atualização do valor dos bens imóveis: será que vale a pena?’, dos autores Henrique Munia e Erbolato e Laura Matukiwa, publicado dia 2 de outubro de 2024 no Conjur.

Para consultar os % das alíquotas e mais informações, visite o site do Governo Federal ou consulte-nos para avaliar o seu caso.

Posts mais vistos

Direito patrimonial

Responsabilidade civil; obrigações e contratos; direito do consumidor; usucapião; questões de posse; regularização fundiária; aquisição de bens; perda de propriedade; desapropriação; aluguel e questões locatícias; direito de vizinhança; assessoria de condomínios; licenciamentos; loteamentos; incorporação imobiliária; contratos; assessoria para a construção civil; dentre outros.

Direito empresarial

Consultoria preventiva; constituição de empresas e estruturas societárias; planejamento patrimonial estratégico; holding familiar; assessoria de empresas familiares; estruturas de governança corporativa e familiar; planejamento da sucessão na empresa; conflitos e questões societárias; contratos empresariais; direito tributário e recuperação de tributos; dentre outros.

Direito da família

Conciliação, mediação e gestão de conflitos; adoção; regime de bens e pactos antenupciais; divórcios; alimentos, guarda e regulamentação de visitas; planejamento sucessório; testamentos; inventário; dentre outros.

Precisa de ajuda?