Você já ouviu falar em ‘holding familiar’?
De forma bastante resumida, uma holding é uma empresa criada com o objetivo de gerir o patrimônio e os negócios de uma família.
O tema ganhou bastante repercussão nos últimos tempos como uma ferramenta de economia fiscal, mas vai muito além disso.
Aholding permite uma gestão mais eficiente do patrimônio e a proteção dos seus interesses, mitigando riscos e trazendo mais segurança e organização para esses bens e para a família.
Na grande maioria das situações, a existência de uma holding torna o processo de inventário e de partilha de bens muito mais ágil e prático, por exemplo, podendo diminuir até mesmo a chance de disputa entre herdeiros, reduzindo expressivamente as despesas do inventário.
Dessa forma, ela é uma excelente ferramenta para o planejamento patrimonial e familiar.
E, diferente do que muitas pessoas imaginam, esse mecanismo não é útil apenas para multimilionários.
O objetivo de cada um precisa ser analisado com mais detalhes, mas regra geral uma “pessoa com renda de locação a partir de 10 mil por mês com imóvel já começa a fazer sentido ela fazer esse recebimento a partir de uma pessoa jurídica, uma holding, no caso”, exemplifica nosso advogado Rafael Király.
Quer saber mais sobre esse mecanismo de planejamento patrimonial?
Nossos advogados Leandro Canavarros e Rafael Király fizeram uma live sobre o assunto em parceria com os corretores da Custódio e Silva Imóveis.
Para assistir, acesse o canal no YouTube: Leandro Canavarros