Quem já foi vítima de clonagem de cartão sabe o incômodo que é.
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Infelizmente, tanto as lojas quanto os consumidores podem ser vítimas de fraude dos mais diferentes tipos.
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Abaixo explicamos como acontece um dos mais comuns: clonagem de cartão. Logo em seguida você também confere quais são os seus direitos quando é vítima de tal golpe.
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O que é?
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Como o nome já indica, os golpistas pegam dados do seu cartão para então duplicá-lo ou realizar compras online em seu nome, ou seja, realizam uma clonagem.
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Como acontece?
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Há alguns anos, antes de os chips serem instalados nos cartões, a clonagem física acontecia por meio de máquinas de cartão ou caixas eletrônicos adulterados.
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Hoje em dia, o modo mais comum é o que chamamos de phishing.
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Os golpistas criam algum tipo de isca, como sorteios, promoções, e-mails e sites falsos, e pedem que você adicione informações como como nome, número do cartão, data de vencimento e código de segurança.
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Ou então telefonam e usam a desculpa de que precisam atualizar algum cadastro ou até mesmo um protocolo de segurança. Durante a conversa, os golpistas conseguem as informações necessárias para comprar em seu nome.
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📍 Foi clonado? Veja quais os seus direitos como consumidor:
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Ao identificar a fraude, o primeiro passo é acionar a empresa que administra o seu cartão. Algumas oferecem, inclusive, o bloqueio por aplicativo.
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Feito o contato, você tem direito a cancelar ou suspender as transações que foram realizadas de forma fraudulenta.
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Caso a administradora não concorde, é possível recorrer ao Procon ou procurar seus direitos judicialmente.
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>>> Tem uma empresa e quer saber um pouco mais sobre como evitar fraudes?
Indicamos a leitura do texto “7 tipos de fraude em cartão de crédito que podem acontecer em sua loja”, do site Infovarejo, publicado dia 24/11/2020.
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